Em comunicado à imprensa especializada, a Mercedes-Benz do Brasil informa que alcançou o marco histórico de 350.000 motores exportados no primeiro trimestre de 2023.

A marca é resultado de um volume acumulado desde 1998, quando a Empresa iniciou as exportações desses produtos.

As primeiras exportações de motores, produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), tiveram início há 25 anos. Isso representa um volume médio de 14.000 unidades por ano.

Os produtos são exportados para cinco continentes, e equipam caminhões e ônibus de marcas da Daimler Truck, enviados para unidades da Companhia nos Estados Unidos, México, Argentina e Alemanha.

A Daimler Truck da Alemanha utiliza motores produzidos no Brasil para equipar veículos destinados a aplicações específicas da agricultura e mineração, bem como de uso florestal e militar.

A Empresa reuniu colaboradores e gestores na própria linha de produção para celebrar esse marco histórico.

Participaram do evento Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina; Celso Salles, diretor de Produção de Caminhões & Agregados e Matthias Kaeding, diretor de Compras & Cadeia de Suprimentos.

O CEO América Latina celebrou o feito: “Iniciamos as exportações de motores em 1998 e os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes já entre 2004 e 2008. Aliás, chegamos a exportar mais de 50.000 motores em um só ano”, afirma Puchert.

Ainda de acordo com o comunicado, a Mercedes-Benz ampliou os conceitos da Indústria 4.0 em sua fábrica de São Bernardo do Campo e os estendeu a uma nova Linha de Produção de Motores. “Com isso, a Empresa consolida-se como a mais avançada em tecnologia 4.0 em seu setor. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019 e Linha de Chassi de Ônibus em 2020”, diz o informe.

Assim como ocorreu nas produções de Caminhões, Cabinas e Chassis de Ônibus, a tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, passaram a ser realidade na Linha de Motores.

“A Linha de Produção de Motores 4.0 se divide em duas frentes. Uma delas responde pela montagem dos motores médios OM 924 LA de 4 cilindros e OM 926 LA de 6 cilindros, que equipam caminhões Accelo e Atego e também chassis de ônibus urbanos e rodoviários LO, OF e O 500 R. Outra frente envolve o motor pesado OM 460 LA de 6 cilindros para caminhões Actros e Arocs e para a linha O 500 de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, como também o OM 471 LA de 6 cilindros para o Actros 2653”.

“Com a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende às normas do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), a principal novidade na produção de motores é a montagem do sistema de pós-tratamento de emissões, formado por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia)”. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)

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